Ron e Hermione In aeternum

Este é um espaço dedicado a todos os fãs de Ron e Hermione e da saga Harry Potter
Hoje é Sáb Nov 17, 2018 2:22 pm

Todos os Horários estão como UTC - 3 horas

Criar novo tópico Responder Tópico  [ 10 Mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto do Tópico: Degustando a fic: Os sentimentos de Rony
MensagemEnviado: Dom Mar 06, 2011 11:06 pm 

Data de registro: Qua Jan 12, 2011 11:22 pm
Link para a fic na FeB:

Autora: Disomers

Resumo:

“Fatos são fatos, não há como mudá-los ou contestá-los! Alguns podem mudar ou revelar sentimentos bons ou ruins...
Quando Rony descobre que Hermione realmente beijou Vítor Krum no quarto ano, uma confusão de sentimentos toma conta dele...
O que vai acontecer de agora em diante com a relação de Rony e Hermione?”

Análise:

Pra começar, só o título da fic já é um bom motivo pra você se interessar pela leitura. A melhor coisa que poderia existir, seria um livro com a história do Rony. Sorte a nossa que podemos contar com as Fics pra suprir essa falta de um olhar mais detalhado para os personagens pouco explorados.

Em todos os momentos na fic o Ron é aquele nosso conhecido: inseguro, humilde, ciumento, apaixonante! Ele trava uma luta entre demonstrar seu amor por Hermione e provar como se sentiu quando ficou sabendo que ela beijou Vitor Krum.

No sexto livro, apesar do sentimento de Ron por Hermione ficar mais claro, não temos o desfecho da história, como todos os fãs esperavam que acontecesse. Mais uma vez, contamos com as ficwriters, pra nos proporcionar esse prazer.

Lendo a fic, sofremos e nos emocionamos com os personagens. Conseguimos nos transportar para o texto e vivenciar os acontecimentos. E o estilo da escrita da autora torna a leitura mais agradável.

Enfim, só lendo pra poder entender o quanto a fic é entremeada de sensibilidade e reconhecimento do universo de Harry Potter e, particularmente, do shipper Ron e Hermione. Para os fãs, a fic é altamente recomendada.

N/D: Essa degustação é dedicada a Disomers e Viviane Barreda. As duas pessoas que me apresentaram o fandom e me incentivaram a ser a Degustadora Oficial! Sem elas, o fandom não faz sentido pra mim!
Muito obrigada por fazerem parte da minha vida e me motivarem a continuar com esse trabalho tão agradável!

Perfil E-mail  

Assunto do Tópico: Re: Degustando a fic: Os sentimentos de Rony
MensagemEnviado: Qui Abr 14, 2011 3:03 pm 
Site Admin

Data de registro: Seg Jan 10, 2011 8:26 pm
Sobre Os sentimentos de Rony quero fazer algumas ressalvas. Primeiramente, essa fic é um apanhado de ideias adquiridas por meio de leituras sobre meu casal favorito.
Confesso que se relesse a Fic sentirei vergonha, portanto, tenho evitado esse trauma...rs... Talvez eu goste dos últimos capítulos apenas, e acho que a Pipoca e a Viviane são muito generosas com meus textos, principalmente com essa fic.
Acho que tenho escrito fics menos tétricas, do ponto de vista criativo e linguístico, de um tempo para cá, afinal agora tenho efetivamente uma beta, o que ajudou muito nessa melhora, ou seja, devo a Vivi minha pequena evolução enquanto “FW”.
Mas falando da degustação propriamente, confesso que ter uma fic degustada é sempre um pouco assustador, pois todos os problemas serão apontados, mas ao mesmo tempo é genial, porque a análise da Pipoca é altamente embasada e oportuniza nosso aprimoramento.
Como disse, ela foi extremamente gentil com essa degustação, e agradeço imensamente o carinho e gentileza :)
Obrigada, Pipoquita!
Beijos

Perfil E-mail  

MensagemEnviado: Sáb Abr 16, 2011 11:45 am 

Data de registro: Ter Jan 11, 2011 9:11 pm
Nossa... eu sabia que ia ter que responder aqui!! rsrs...

Disomers escreveu:
... e acho que a Pipoca e a Viviane são muito generosas com meus textos, principalmente com essa fic. Acho que tenho escrito fics menos tétricas, do ponto de vista criativo e linguístico, de um tempo para cá, afinal agora tenho efetivamente uma beta, o que ajudou muito nessa melhora, ou seja, devo a Vivi minha pequena evolução enquanto “FW”.

Não há generosidade alguma, a fic é um padrão de sentimentos esfusiantes escritos e descritos em relação ao Ron, ela tem como título essa intenção, mas surpreendentemente nos apresenta divinamente as emoções e pensamentos de Hermione também!!

"fics menos tétricas, do ponto de vista criativo e linguístico"

Pelo amor de Merlim!! Eu tenho certeza que meio mundo gostaria de escrever coisas com a qualidade "tétrica" que tu usa Dieimi!!

E sinceramente, meu trabalho de Beta apenas visa corrigir e dar opinião DE LEITORA, pois é assim que eu leio e avalio todas as fics, como leitora que é o que eu sou em primeiro momento!!

Todo mundo sabe o quanto eu amo OSR, é uma fic que diz muito pra mim, signiofica além das palavras escritas e das aventuras vividas por Ron e Hermione, eu pessoalmente tenho uma relação de amor incondicional pela fic, é a minha favorita sem sombra de dúvidas. Mas nunca neguei meu lado leitora crítica, pq eu sou chata mesmo... rs... Tenho pouco tempo de intervalo na vida pra perder meu tempo lendo coisas "tétricas" e pior ainda, gostando disso!! Então, vamos aceitar que a fic é um primor literário e linguístico, e sobre ser um apanhado de ideias, acredito que é normal tomarmos certas estórias ou dados como canom, pq achamos muito verossímeis, eu mesma tenho algumas fatos de ONEs como verídicos, pq são tão possíveis quanto poderiam ser se escritos pela própria JK!!

Agora, vou dizer o que já falei:

Os Sentimentos de Rony é a fic que te garante um selo de Fã do Ron, ler essa fic torna a pessoa um fã do Ron indiscutível, e a reboque forma um Ron/Hermione shipper puro na essência!!

Imagem

Essa é a pura verdade sobre a fic.

Mil Bjs,

Vivi

Perfil E-mail  

MensagemEnviado: Qui Mai 12, 2011 11:51 am 

Data de registro: Qui Mai 12, 2011 11:32 am
Sobre essa fic, eu confesso que gostava muito dela antes de perceber que muitas partes são praticamente copiadas. Nao quero desmerecer a Dieimi, ela escreve muito, eu eu particularmente sou fã dela, mas as ncs dessa fic em particular são quase que tiradas de outra fic, com mudança apenas do lugar, etc. Então eu acho que também devemos dar o crédito â Weasley's Girl, que é a autora da fic original.
As Historias Secretas de Ron e Mione não é tão boa, ou tão bem escrita quanto Os Sentimentos de Rony, mas mesmo assim é de onde a Diemi tirou as melhores partes, então quando ela diz que "essa fic é um apanhado de outras fics", ela devia dar maior crédito aos autores que as escreveram.

Ruplover

Perfil E-mail  

MensagemEnviado: Seg Mai 16, 2011 2:41 pm 

Hey RupLover!!

Tudo OK?!

Bem, eu acho que tu deve ter entrado na página da fic na FeB, lá a Di deu os devidos créditos, não apenas nesta fic, em geral os créditos estão lá.

No entanto, eu li as duas fics, da Weasleys Girl e da Disomers, entre outras trilhares de fics pelo fandom afora...

Não vou desmerecer nenhum ficwriter, mas em geral ideias novas, absolutamente novas, num fandom que tem mais de uma década são quase impossíveis...

Se tu leu fics em inglês, vai ver que NCs na biblioteca, no castelo de Hogwarts, no salão comunal, etc... são escritas desde sempre... e NCs na Sala Precisa, em Grimmauld Place, etc, são escritas desde o lançamento do quinto livro... muito antes de Weasley Girl ou Disomers...

Resguardando as devidas opiniões, mas levando em consideração os milhares de livros que eu já li, e ainda leio, e posso dizer que foram MUITOS ao longo dos meus 30 anos, acho que a Dieimi é uma das poucas ficwrites com conciência e respeito não só pelo trabalho de outras ficwriters, mas também apreço linguístico, literário, narrativo, e pessoalmente, estou de acordo com a forma que ela vê e retrata as personagens da saga... isso faz TODA a diferença pra mim.

Devo dizer que algumas fws vacilam e muito na narrativa, nos erros, nas caracterizações... mas estão no direito delas, de fazer como gostam ou como querem que seja... :oops:

Agora existe outro fator que eu queria citar...

Algumas fws acabam influenciando quem escreve, recebo no meu tumblr frequentemente asks falando que estão se "inspirando" nas fics da Di para criar.
Ah, até que não gosta das fics dela se inspira pra escrever algo legal...

Há fws que já tem fics postadas e que estão sendo influenciadas pelo estilo de escrita da Dieimi, suas expressões e dinâmica.
Acho isso natural, quando vamos fazer algo, automaticamente reproduzimos a forma que achamos "mais correta de fazer", ou aquela que nós aprovamos, que gostamos, que nos identificamos.
Acho que fica meio que grudado na nossa mente que é daquele jeito que se faz.

Acho que todas as fws são um apanhados de expressões de outras fws, da própria JK e de fatores aprovados no fandom.
Não é ruim, não é cópia, é um estilo... 8-)

E bem, eu agradeço a Merlim que mentes como a da Dieimi nos mantenham entretidas, temos um challenge aberto, com todas as regras, acompanhados de algumas ideias, um plot que realmente podemos considerar um prato cheio, e cadê as ficwriters criativas para participar?
:roll:

Bem, por hora é isso!!

Mil Bjs,

Vivi

Perfil E-mail  

MensagemEnviado: Seg Mai 16, 2011 7:38 pm 

Tudo sim, Viviane, e com vc?

Bom, como já disse no meu outro texto, não estou criticando a Dieimi quanto à escrita ou qualquer aspecto desse tipo. E eu não falei quanto ao lugar das NCs, pq eu tambem leio muitas fics, e, apesar de não ter a sua experiência ou idade, posso garantir que não foram poucas e, com certeza, percebi que os lugares se repetem.
A minha critica em relação à essa fic foi quanto à passagens iguais. Tem várias. Aliás, as partes mais interessantes, que são as NCs, são as partes iguais. Se vc leu as duas fics, como vc diz que leu, vai perceber que tem passagens em que o lugar até é diferente, mas as falas e os acontecimentos são copiados quase que fielmente. E quanto aos créditos que ela deu, acho que "NCs créditos Weasleys Girl", misturado ao texto de descrição, é pouco, já que a fic dela quase inteira usa a historia da Weasleys Girl. Eu acho que ela devia dar mais destaque, chamar mais atenção para isso, por que do jeito que ela colocou as pessoas menoas atentas não vêem.
Quanto ao estilo dela, que você ressaltou, não é a primeira fw que eu vejo escrever com ele. Na minha opiniao, que pode estar perfeitamente errada, mas que foi baseada comparando datas de inicio de fics, acho até que ela tenha se inspirado numa outra fw, o que eu não critico, até porque eu mesmo me inspiro nela, apesar de não postar fanfics. Na verdade eu acho otimo, se todas escrevessem como essa fw o fandom estaria a salvo.
Então, eu não quero que vcs me levem a mal, sei que vcs são fans da Dieimi e as pessoas tendem a não encarar bem as criticas. Não critiquei a Dieimi, critiquei esse aspecto da fic, em especial.

Beijos, Ruplover

Perfil E-mail  

MensagemEnviado: Seg Mai 16, 2011 8:29 pm 

Ruplover

Não te preocupa!!

Como eu salientei de um modo geral ficwriters se inspiram uma nas outras, acho normal.

Sobre as passagens "idênticas" acho que tu tem livre dedução, eu também tenho, pra mim uma fic idêntica é um plágio, e definitivamente OSR não é.
Agora posso te dizer uma coisa: A fic da Weasley Girl tem a ideia central boa, mas não está na minha lista de fics favoritas.

Faz toda a diferença a forma como se escreve uma ideia, fizemos um challenge aqui, com uma ideia única, diferentes formas de abordagem foram apresentadas de um mesmo contexto, e venceu aquela que demonstrou mais aptidão literária, dinamismos, criatividade descritiva, fidelidade às personagens, etc, etc, etc...

E acho que a Di deu crédito necessário, a fic não é um plágio, ela é inspirada, automaticamente é contemporânea, entre outros aspectos semelhantes. Mas existem muitas diferenças entre as duas fics... a própria Weasley Girl aprova a fic.

Eu mesma nunca quis escrever, pq necessariamente vou "imitar" as minhas ficwriters favoritas... vou precisar colocar um capítulo anexo e determinar de qual ficwriter eu copiei o que estou escrevendo.. e com certeza seria um cap de 5 mil palavras ou mais!! HAHAHA

Mil Bjs,

Vivi

Perfil E-mail  

MensagemEnviado: Seg Mai 16, 2011 11:49 pm 

Beleza, eu concordo com vc quando diz que a fic da Weasley's Girl não tá tao bem escrita, eu mesma já disse isso num post anterior. Aliás, eu vi a vencedora do challenge e fiquei mt feliz que a Lau ganhou, tava com mtas saudades das fics dela!

Quanto às passagens, bom, eu continuo tendo a minha opinião :)

Mas eu acho que vc daria uma boa fw, vc escreve mt bem, sou fã do seu tumblr (pego mtas fts do Rup lá HEHE) e vejo suas respostas às asks, são mt bem escritas.
Pq vc não tenta?

Beijos, Ruplover

Perfil E-mail  

MensagemEnviado: Ter Mai 17, 2011 1:23 am 

Ruplover escreveu:

Quanto às passagens, bom, eu continuo tendo a minha opinião :)

Mas eu acho que vc daria uma boa fw, vc escreve mt bem, sou fã do seu tumblr (pego mtas fts do Rup lá HEHE) e vejo suas respostas às asks, são mt bem escritas.
Pq vc não tenta?

Beijos, Ruplover

O importante é termos nosso posicionamento!! 8-)

Ah, no tumblr é um tipo de abordagem diferente de uma fic, que no caso é uma produção narrativa, no tumblr eu escrevo mais impulsivo e constante do que uma estória, assim como nos comments das fic e aqui no fórum também ;)

Wow... tu conhece o tumblr e curte as fotos do Rup... que tri isso!!

Mil Bjs

Perfil E-mail  

MensagemEnviado: Qua Mai 18, 2011 12:59 pm 

Data de registro: Qua Jan 12, 2011 11:22 pm
---------
Ruplover

Estou gostando de ver a sua participação no Fórum. É muito interessante saber as opiniões de todos.

Sobre o que você disse:

Citação:
Pq vc não tenta?

Caso não saiba, a Viviane tem fics postadas na FeB. Inclusive, fiz a degustação de uma delas aqui no fórum: "Mais um dia no céu". Lá tem o link pra fic.
E não deixe de conferir as outras fics dela.

Beijos!

Perfil E-mail  

Criar novo tópico Responder Tópico  [ 10 Mensagens ] 

Todos os Horários estão como UTC - 3 horas